Compras online – 7 dicas para você ter + segurança e não cair em golpes!

Cyber

Com o cenário pandêmico, apesar da volta intermitente das atividades presenciais, muitas coisas ainda estão acontecendo no universo virtual. Aulas online, reuniões, eventos corporativos, apresentações culturais, entre outras. Por isso é tão importante estarmos cada vez mais atentos aos processos de dupla checagem, no caso das atualizações do whatsapp por exemplo, e de outros mecanismos que garantam a segurança dos dados.

No Brasil, segundo dados de uma pesquisa publicada recentemente no portal CNN Brasil, em 2020 houve um aumento de mais de 300% de tentativas de ciberataques.

A exemplo disso podemos lembrar da invasão de hackers em sistemas e plataformas virtuais de órgãos públicos como a reunião da ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o site do Ministério da Saúde.

Mas os ataques não acontecem apenas no Brasil. Em Massachusetts, escolas tiveram aulas invadidas com o compartilhamento de imagens e áudios usando linguagens agressivas. Este ano, escolas no Mato Grosso sofreram com o mesmo tipo de ataque.

Essas invasões acabaram por mostrar a vulnerabilidade dos ambientes online. E a pauta sobre cibersegurança ficou ainda mais latente na cabeça de todos.

Considerando ainda que o comportamento de compras online é algo que segue em ascensão desde o início da pandemia, para evitar cair em golpes ou expor seus dados em ambientes virtuais não seguros, continue lendo…

A seguir você vai encontrar uma lista com 7 dicas práticas que todas as pessoas devem seguir na hora de fazer suas compras online. Certamente seguindo esses passos você estará diminuindo os riscos de cair em golpes. 

Compras Online – Detalhes que aumentam a segurança dos seus dados

1 – Equipamentos Seguros

Parece óbvio e por isso começamos com essa dica, afinal as compras online partem de um equipamento conectado. Começamos então sobre esse ponto. A conexão deve ser segura, protegida por senha. WiFi gratuito deixa o equipamento exposto, logo, seus dados também estão.

Outro ponto de atenção aqui é que seja um computador, um notebook, tablet, Ipad ou celular, certifique-se de que o antivírus está atualizado e claro, não faça compras online por meio de equipamentos públicos ou de outras pessoas.

2 – Ambiente Seguro

Existem alguns itens e características comuns aos sites mais confiáveis, sejam eles de compras online ou não. Por exemplo:

  • URL com HTTPS – o que não significa que sites apenas http não são seguros, mas httpS indica que houve um investimento a mais no quesito cibersegurança.
  • Sites confiáveis normalmente tem boa reputação. Ou seja, pouca ou nenhuma reclamação em órgãos como o Procon, por exemplo.
  • Normalmente sites confiáveis deixam dados como CNPJ ou endereço fixo (quando há), visível e disponível com fácil acesso em suas homepages.
  • São muitos os chamados “selos de blindagem” que certificam o sistema de segurança de um site. O endereço eletrônico que investe nesses selos costuma também deixar o escudo do mesmo bem visível aos usuários.
  • O ícone de um cadeado, preto ou verde, na barra de navegação, também é um elemento fácil que identifica investimento daquele site em cibersegurança.

3 – Dê preferência para Marketplace ou e-commerce conhecidos

Claro que devemos dar oportunidade aos novos negócios que surgem. Mas, a dica é dê preferência ao que você já conhece ou tem uma indicação de confiança. E para os novos negócios a dica é, faça parcerias que lhe agrega credibilidade. Assim fica mais fácil a busca. Por exemplo, o negócio novo é parceiro de uma loja que tem boa reputação. Deixe essa parceria clara no site, para contribuir aos olhos dos usuários que o enxergam como novo.

Outra dica é pesquisar sobre a loja no Procon ou em sites como o reclame aqui. Ver comentários e avaliações no Google também é uma maneira de pesquisar sobre a idoneidade da loja virtual.

4 – Dados da empresa ou do vendedor

Como já comentado anteriormente dados como: endereço fixo ou CNPJ são pontos a serem observados. Se houver um número de telefone, ligue; especialmente se for sua primeira compra. Checar a veracidade das coisas é sempre válido.

No caso de Marketplace, é importante também verificar as informações sobre o vendedor. Avaliações e todos os dados que possam demonstrar consistência quanto à entrega, qualidade, prazos, etc.

5 – Política de Privacidade

Leia sempre a política de privacidade dos sites antes das suas compras online; mesmo que já seja cliente. Pois, pode ter sofrido alterações desde a sua última compra. Atenção! Aqui é onde mora a grande dica sobre a segurança dos seus dados.

6 – Ofertas e Formas de Pagamento

Desconfie de ofertas com formas de pagamento limitadas. Por exemplo: “esse valor é só no boleto à vista”. Isso é um golpe típico de estelionatários. Que inclusive tem até endereço fixo da loja física, que normalmente fica em lugares distantes de onde investem nos anúncios digitais. Em outras palavras, patrocinam o anúncio para alcançar, por exemplo, um público no sudeste e o endereço físico é na região sul do país.

Outro ponto são descontos e valores muito fora do padrão do mercado. Ainda que exista diversidade na opção de como pagar, desconfie!

Colocar o número do cartão de crédito em sites sem esses quesitos anteriores é um risco enorme de ter cartão clonado, dados cooptados, entre outros.

Além disso, existem plataformas com especificidades diferentes, como por exemplo Vindi, PayPal, Pagseguro, Mercado Pago, Picpay, entre outras que oferecem uma segurança a mais, tanto para quem paga quanto para quem recebe. Sites com essas opções de pagamento, além do cadastro do seu cartão de crédito ou de gerar o PDF de um boleto, costumam ter maior credibilidade e investimento em segurança digital.

7 – Rastreabilidade da Compra

Por fim, mas não menos importante: verifique os recursos que o site oferece para que você consiga rastrear sua compra. “Quem não deve não teme”. Então se o site te oferece essa possibilidade é porque confia no próprio negócio. Mas claro, é preciso também conhecer os mecanismos para que não seja uma propaganda de rastreabilidade fake”.

Dica BÔNUS

Ah! Já que falamos tanto sobre invasões em aulas e reuniões, para evitá-las, tenha em mente que os links para participar devem ser enviados por e-mail, mediante solicitação prévia. Assim você terá o contato de todos os presentes, e caso algum seja “fake” ficará mais fácil para rastrear 😉.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e faça chegar mais longe!

Publicado em 21 maio de 2021

CONTATO

Endereço

R. Helena Steinberg, 638 - Jd. São Carlos, Campinas - SP, 13092-481

Telefone

(19) 2515-8100

Atendimento

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

FAÇA SUA COTAÇÃO


Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function Smush\Core\Parser\str_contains() in /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php:373 Stack trace: #0 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php(358): Smush\Core\Parser\Parser->sanitize_value('property') #1 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php(157): Smush\Core\Parser\Parser->is_safe('property') #2 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php(120): Smush\Core\Parser\Parser->get_element_attributes('<meta property=...', 'http://www.lena...') #3 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-page-parser.php(35): Smush\Core\Parser\Parser->get_elements_with_image_attributes('<!DOCTYPE html>...', 'http://www.lena...') #4 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/transform/class-transformer.php(53): Smush\Core\Parser\Page_Parser->parse_page() #5 /home/lenanzoseguros/www in /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php on line 373