Ransomware – Brasil é o 2º no ranking

Cyber

Caracterizado como crime cibernético o Ransomware é um software que infecta o sistema e restringe o acesso a ele. Quem criou esse software costuma querer resgate, geralmente em criptomoedas, para restabelecer o acesso. Tal crime cibernético além de bloquear o acesso e roubar os dados atua com ações de coação ameaçando excluir todos os arquivos ou ainda torná-los públicos.

Os 5 países com maior índice de ameaça nesta categoria são Estados Unidos, Brasil, Índia, Vietnã e Turquia. O ransomware é um sistema de inteligência artificial que, após entrar na máquina procura arquivos de maneira sistemática.

Para prevenir a invasão do software no sistema é essencial usar de estratégias cibernéticas capazes de barra-lo antes que consiga criptografar o equipamento. Para isso o profissional deve conhecer como o sistema ransomware funciona, em detalhe.

Tipos de Ransomware

  • Locker – impede o acesso ao equipamento infectado.
  • Crypto – bloqueia o acesso aos dados que estão salvos no dispositivo infectado, seja computador, mobile ou tablet. Nesse caso geralmente usa criptografia.

Ameaças de e-mail – BEC, URLs e APPs maliciosos, malware, entre outros, são meios por onde o ransomware entra no computador e dispositivo móvel. Logo, é possível se prevenir. Porém, a grande dificuldade de combater e evitar os golpes digitais está justamente na constante atualização de mecanismos e sofisticação dos sistemas.

Prevenções contra Ransomware

No caso do golpe de ransomware, os ataques cibernéticos estão cada vez mais sutis e com maior poder destrutivo. Rápidos, visam ao lucro a curtíssimo prazo. Por isso, ter backup dos dados e manter os sistemas de cyber segurança atualizados são ações fundamentais. Além disso, é indicado ainda que se faça um Seguro Cyber para garantir a segurança financeira da empresa, em especial nas situações adversas que o backup e o sistema de segurança não supra.

Algumas ferramentas como: Avast, Acronis Ransomware Protection, RansomFree by Cybereason, Trend Micro RansomBuster entre outras, atuam como anti-ransomware para o seu computador.

Minha máquina ou equipamento foi infectado. E agora?

Em algumas situações apenas remover o aplicativo pode resolver. Certos malwares e vírus são facilmente removidos apenas escaneando o aparelho com um antivírus. O mesmo serve para pen drive, HD externo e outros. Mas isso quando o malware não é sofisticado, do contrário será necessário um processo, com perícia e negociação. Nestes casos o seguro cyber tem respaldo de especialistas da área de tecnologia que saberão como te ajudar com uma consultoria direcionada.

Nos casos em que arquivos precisam ser restaurados a lógica é a mesma. Se o estrago não foi tão grande, a ferramenta Quarentena do Avast, por exemplo, poderá ajudar. Do contrário a máquina também precisará ir para uma perícia cibernética.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com um de nossos especialistas. Certamente você irá sanar suas dúvidas e sair com uma solução!

Publicado em 18 março de 2020

CONTATO

Endereço

R. Helena Steinberg, 638 - Jd. São Carlos, Campinas - SP, 13092-481

Telefone

(19) 2515-8100

Atendimento

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

FAÇA SUA COTAÇÃO


Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function Smush\Core\Parser\str_contains() in /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php:373 Stack trace: #0 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php(358): Smush\Core\Parser\Parser->sanitize_value('property') #1 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php(157): Smush\Core\Parser\Parser->is_safe('property') #2 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php(120): Smush\Core\Parser\Parser->get_element_attributes('<meta property=...', 'http://www.lena...') #3 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-page-parser.php(35): Smush\Core\Parser\Parser->get_elements_with_image_attributes('<!DOCTYPE html>...', 'http://www.lena...') #4 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/transform/class-transformer.php(53): Smush\Core\Parser\Page_Parser->parse_page() #5 /home/lenanzoseguros/www in /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php on line 373