Quebra de Contrato: Como garantir os seus direitos

Seguro Garantia Contratual

No universo B2B é muito comum haver quebra de contrato. Seja numa concorrência pública ou em uma parceria privada, os contratos possuem “brechas”.

Para evitar prejuízos e dor de cabeça existe no mercado de seguros uma atividade específica que atua para o nicho de contratos entre partes, onde ambos os lados são pessoa jurídica.

No caso de licitação pública, por exemplo, independente do porte da empresa a mesma deverá apresentar alguma garantia para ter o direito de participar do pregão.

Geralmente a instituição, seja pública ou privada, solicita garantias contratuais; em especial quando o contrato é de médio longo prazo e envolve questões como construção, prestação de serviço, fornecimento de bens materiais entre outros que envolva a possibilidade de processos judiciais. Em outras palavras, havendo o risco de processo, atraso ou não cumprimento do contrato, por qualquer razão que seja, cabe a solicitação da garantia. Logo, cabe também fazer um seguro contratual, que inclusive pode ser usado como cláusula de garantia.

Seguradoras que atuam com o seguro garantia contratual possuem um leque amplo de modalidades. Vejamos!

Execução de processo trabalhista, com ou sem danos. Execução de obras e projetos. Fornecimento de bens. Prestação de serviço de mão de obra e perfeito funcionamento de produtos, são alguns exemplos das modalidades que envolvem o seguro garantia contratual.

No caso de ações judiciais é possível substituir, por exemplo, o depósito em dinheiro ou bens materiais em penhora, pela apólice do seguro de garantia de contrato.

Outras modalidades comuns na carteira de grandes seguradoras são:

  • Aduaneira
  • Administrativa
  • Retenção de Pagamento
  • Adiantamento de pagamento em obras licitadas, entre outros

Concorrência Pública

O seguro garantia contratual de licitações públicas, por exemplo, tem como objeto de contratação o edital de concorrência ou a minuta do contrato.

As partes que compõe a apólice do seguro contratual é composto pelo segurado (contratante) e tomador (contratado).

A lei nº 8666/93, também conhecida como lei das licitações, obriga os interessados a participar do processo de concorrência a depositarem um calção. A mesma lei obriga que sejam dadas garantias também no ato da assinatura do contrato.

A calção está prevista na legislação pois é natural que a empresa, instituição ou órgão que vai contratar seu serviço ou comprar seu produto queira uma garantia. É um direito legal. Mas, normalmente, nesses casos, o valor é consideravelmente alto, então, substituir a calção ou carta de fiança bancária pelo seguro garantia contratual é uma alternativa que atende ambos os lados. É possível essa substituição e está respaldada pela lei nº 11.382/06, permite essa substituição.

Em resumo o seguro garante que o contrato seja cumprido. Em outras palavras, quem contratou o serviço tem a segurança de que o mesmo será prestado ou, caso haja quebra de contrato, a indenização que consta no contrato será devidamente paga. Ou seja, de uma maneira ou de outra garante que o tomador irá receber o que contratou.

Especificamente na modalidade de concorrência, o órgão ou empresa que contratou seu serviço é o próprio segurado.

Você deve estar se perguntando “o que a seguradora ganha com isso” ou que garantias a seguradora tem nesses casos?

Aqui já passamos da fase de pregão e você já ganhou o processo licitatório. Então, vem a próxima etapa do contrato. Novas garantias são solicitadas. Para a seguradora emitir essa apólice precisará de um contrato de “contragarantia” de quem está contratando o seguro, que consiste em um documento que irá permitir a seguradora indenizar o tomador do serviço em caso de quebra de contrato. Em outras palavras, a seguradora está a frente garantindo o contrato com o tomador do serviço, porém ela precisa ter certeza que você tem como cumprir com o que está assinando, tanto com ela quanto com o tomador. Para formalizar o seguro, neste caso, basta a proposta do interessado em contratar o seguro + uma cópia do edital.

Quebra de contrato

Para a maior segurança dos clientes o seguro é um só, mas dividido em algumas modalidades para atender especificamente cada situação. A contratação de um seguro contratual não é específica para contratos público-privado. A exemplo do que aconteceu com uma construtora que venceu processo licitatório para obra no Rio de janeiro, mas quebrou contrato e, por isso foi condenada a pagar indenização. Apesar de se tratar de um processo licitatório, neste caso a empresa que venceu o pregão foi processada por outras duas empresas. Aqui a questão pública é coadjuvante. O processo é B2B.

Para garantir os seus direitos e diminuir significativamente uma possível dor de cabeça. Antecipe o imprevisto. Saiba mais detalhes e conheça outros exemplos onde podem ser aplicados os seguros garantia contratual entrando em contato com um de nossos corretores. Será um prazer atender você!

Publicado em 20 fevereiro de 2020

CONTATO

Endereço

R. Helena Steinberg, 638 - Jd. São Carlos, Campinas - SP, 13092-481

Telefone

(19) 2515-8100

Atendimento

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

FAÇA SUA COTAÇÃO


Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function Smush\Core\Parser\str_contains() in /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php:373 Stack trace: #0 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php(358): Smush\Core\Parser\Parser->sanitize_value('property') #1 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php(157): Smush\Core\Parser\Parser->is_safe('property') #2 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php(120): Smush\Core\Parser\Parser->get_element_attributes('<meta property=...', 'http://www.lena...') #3 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-page-parser.php(35): Smush\Core\Parser\Parser->get_elements_with_image_attributes('<!DOCTYPE html>...', 'http://www.lena...') #4 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/transform/class-transformer.php(53): Smush\Core\Parser\Page_Parser->parse_page() #5 /home/lenanzoseguros/www in /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php on line 373