Lixo Eletrônico – Problemas Ambientais potencializam risco de câncer

Civil e Ambiental

As ações humanas causam grande impacto ambiental, que se reverte em sérios danos à saúde. O lixo eletrônico descartado erroneamente potencializa o risco de câncer além de ser tóxico para a natureza

O lixo eletrônico é uma realidade da sociedade moderna que está relacionado ao consumo.

A consciência ambiental, neste caso, deve partir de todos, inclusive das empresas de tecnologia, que produzem o que em um futuro breve, se tornará lixo. Uma maneira de educar os consumidores são ações sustentáveis que diminuam a produção deste lixo. Como? Em alguns países já existem máquinas que coletam garrafas pets, por exemplo e, em troca, a pessoa recebe um crédito para usar no supermercado onde a máquina está instalada. As garrafas coletadas serão transformadas em novas garrafas, roupas e até sapatos.

Empresas de tecnologia poderiam ter uma ação em que, por exemplo, na compra de um novo celular, ao levar o antigo a pessoa ganha um desconto, significativo, como forma de incentivo para que participem efetivamente da ação em prol da redução do lixo.

Porque? Porque além de contaminar o solo e a água, os metais pesados que fazem parte da composição dos equipamentos eletrônicos, aumentam o risco de câncer e outras doenças. Então, com este tipo de conscientização as empresas estarão fazendo uma ação que além de preservar o meio ambiente, preserva a saúde humana.

Lixo Eletrônico

Impacto Ambiental do Lixo Eletrônico

Talvez pareça redundante dizer, mas é necessário. O lixo eletrônico contamina solo e água. É essa contaminação que reflete na saúde humana. Quando esse lixo chega aos aterros sanitários, ou seja, não recebem a destinação correta, a probabilidade desses metais alcançarem lençóis freáticos é fatal!

O ar é contaminado no processo de fabricação e até mesmo de reciclagem, o que pode parecer contraditório. Porém, já existem estudos na área de ciência e tecnologia para conseguir canalizar o gás proveniente da combustão do processo de reciclagem destes materiais, para verificar a possibilidade desta ser mais uma energia renovável.

Lixo Eletrônico – Seu descarte incorreto é uma questão de Saúde Pública

Alguns metais pesados são bioacumulativos, o que significa dizer que quando entram no organismo não são expelidos. Em outras palavras, vão se acumulando em nossos órgãos e tecidos, aumentando os riscos de câncer.

Os metais pesados mais comuns encontrados em computadores, celulares, TVs, pilhas e baterias, entre outros, são arsênio, berílio, cádmio, chumbo, cobre e mercúrio.

Dentre as doenças e cânceres que podem ser desencadeados pela contaminação por lixo eletrônico estão: danos ao sistema nervoso, fígado, ossos, pulmão e doença de pele (das mais diversas). Atinge ainda, o sistema de circulação do sangue, prejudica os rins e pulmão.

Lixo Eletrônico

Lixo Eletrônico – Uma Oportunidade de negócio

Apesar do custo ser relativamente alto no processo de separação dos materiais, devido a geração de resíduos químicos, existe um valor financeiro agregado. Não à toa existem delitos em obras, barracões e outros, com furto de fios para extraírem o cobre, por exemplo.

Segundo o engenheiro ambiental Gabriel Caê, um dos grandes desafios da reciclagem dos resíduos eletrônicos é a separação dos materiais, como por exemplo, fibra de vidro, metais, plástico, entre outros.

A Lei Nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece as diretrizes para a elaboração de projeto para que as empresas consigam a redução de imposto ou até mesmo isenção tributária, em caso de aprovação do projeto apresentado.

O lixo eletrônico polui e aumenta o risco de câncer. A responsabilidade civil ambiental é de todos. Faça o descarte correto!

Publicado em 04 dezembro de 2019

CONTATO

Endereço

R. Helena Steinberg, 638 - Jd. São Carlos, Campinas - SP, 13092-481

Telefone

(19) 2515-8100

Atendimento

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

FAÇA SUA COTAÇÃO


Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function Smush\Core\Parser\str_contains() in /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php:373 Stack trace: #0 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php(358): Smush\Core\Parser\Parser->sanitize_value('property') #1 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php(157): Smush\Core\Parser\Parser->is_safe('property') #2 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php(120): Smush\Core\Parser\Parser->get_element_attributes('<meta property=...', 'http://www.lena...') #3 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-page-parser.php(35): Smush\Core\Parser\Parser->get_elements_with_image_attributes('<!DOCTYPE html>...', 'http://www.lena...') #4 /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/transform/class-transformer.php(53): Smush\Core\Parser\Page_Parser->parse_page() #5 /home/lenanzoseguros/www in /home/lenanzoseguros/www/wp-content/plugins/wp-smushit/core/parser/class-parser.php on line 373